segunda-feira, 20 de julho de 2009

The Miracle league

















A nossa vida é uma dádiva...
Claro que temos todos muita pena quando ve-mos pessoas deficientes. Pena pelos pais, pela vida que essas pessoas têm... E quantos de nós pensam em tornar a vida destas pessoas mais fácil? Mais feliz?
Tão simples e tão gratificante. Quanto mais temos menos satisfeitos somos, menos valor damos a tudo, mais ignorantes e individuais nos torna-mos.
A ingenuidade de uma criança muitas vezes é vista como infantilidade por terem a capacidade de "não pensar" no que dizem, no ser feliz em tudo o que fazem... Mas se pensarmos bem as unicas pessoas ingénuas somos nós, formatados para pensar, para duvidar, controlar-mos as emoções.
Prendemo-nos constantemente.
Se fazer sorrir uma criança normal é facil, uma criança com dificuldades fisicas e psicológias mais fácil é.
Gratificante ver um casal que tem 3 filhos biológicos adoptar 4 crianças deficientes como forma de "give it back to life". Uma familia que dá valor ao mais simples e bonito pormenor da vida e partilha essa felicidade com 4 crianças que nunca teriam essa oportunidade por terem sido abandonadas devido à sua deficiencia.
Uma dessas filhas tem o nome de Brenna. Fiquei responsável por faze-la sorrir durante a hora e meia que tive a honra de a acompanhar.
A Brenna tem 12 anos (e meio!), Uma inteligência bastante acima da média para a sua idade, maturidade, brilho nos olhos, bastante bonita por sinal, adora musica (quer ser cantora como a maioria destes miudos ) e filmes, estudar e distribuir sorrisos a quem precisa de ver a vida de uma outra perspectiva.
A unica diferença entre Brenna e um miudo normal é que não tem um braço, uma perna e só tem 10 cm de outra. Basicamente só tem um braço e uma mão que são o suficiente para se movimentar na cadeira (que custa 32 mil dolares o que é ridiculo), e fazer algumas coisas básicas.
Foi uma experiencia que não esquecerei até porque espero manter contacto com ela =)
Outras histórias de vida como miudos como o Jared que sofre de paralisia cerebral mas que fez um esforço tremendo para nos agradecer e desejar-nos um bom dia por palavras...
150 crianças durante um tarde foram mais felizes.
E foi tão bom par cada um de nós faze-lo... Todos deveriam experienciar algo tão espéctacular como a Miracle league. Temos muito a dar e a receber com pessoas tão diferentes...
Deixo um video de uma corrida pelo campus*
Juma





3 comentários:

  1. Nem imaginas como é gratificante ler as tuas palavras. E sim, concordo totalmente contigo...não é tão bom conseguir ajudar alguem a ter uma vida melhor? Porque é que temos de passar as nossas vidas a viver a NOSSA vida em vez de dividir o tempo e ajudar outras pessoas a viverem as delas um pouco melhor?
    Tenho tambem encontrado aqui na India um pouco do sentido da felicidade...e sem duvida alguma passa por ajudar e acompanhar o outro.
    Obrigada juma pelas tuas palavras...adoro ler-te, sabes que sim :) Sinto-me orgulhosa por conhecer alguem como tu que mesmo aí no meio da grande metrópole e com milhares de coisas "grandes" para ver ainda consegue dar valor a coisas que aparentemente parecem mais pequenas mas que valem mais que uma vida.

    Fazes-me falta meu grande amigo...Muita falta mesmo.

    Amo-te com tudo o que tenho*

    Marta

    ResponderEliminar
  2. Ola Marta,
    Eu não sei mexer bem para enviar comentarios deves receber senão vai ao meu neto.
    Fico feliz tu estares na India e veres como é que as pessoas vivem e quanta ajuda não precisa.
    Tenho lido os blogs do Juminha (Neto), adoro tambem ler as coisas que ele diz.
    Fiquei bastate comoido com as crianças deficientes, eu sei que é um grande drama, homenegeio com 5 esterlas os pais que teem filhos deficientes e ainda temos alguem que vai buscar deficientes para cria, é imaginavel.
    Que Deus proteja e ajude a todos que fazem trabalhos tão meritotios como estes.
    Bjk
    Avo Juminha

    ResponderEliminar
  3. Ola João
    O teu Pai vem feliz so falei ao telefone e diz me que vem felicissimo acha que valeu pena tu ires para terras do Tio Sam.
    Contou me a grande aventura de irem buscar uma mala que iam perdendo o voo.
    Desejo te muitas felicidades e gostava de te ver junto de nos, pois todos nos gostammosm imeno de ti.
    Felicidades
    um abrção do teu AVO JUMINHA que te adora

    ResponderEliminar